terça-feira, 14 de setembro de 2010

Um pouquinho da história da nossa cidade

Marabá Paulista é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 22º06'29" sul e a uma longitude 51º57'45" oeste, estando a uma altitude de 401 metros.
Marabá Paulista começou num povoado denominado "Areia Dourada", pertencente ao município de Presidente Venceslau. O local era constituído por duas grandes propriedades que perfaziam a sua área total as fazendas Santo Antônio e Ribeirão das Antas.
Em 1938, um grupo de agricultores nordestinos iniciou no povoado a cultura do algodão. Com o passar dos anos, além dos nordestinos vieram os comerciantes imigrantes da Espanha, Itália e também do Japão


  
Devido seu grande desenvolvimento e progresso, pelo Decreto-Lei nº 14.334, de 30 de novembro de 1944, o povoado foi elevado a Distrito de Paz, com o nome de Areia Dourada. Foi lhe dado este nome porque naquelas localidades podia se encontrar uma grande quantidade de areia.
Foi elevado a município da Comarca de Presidente Venceslau, com sede na vila de igual nome (ex Areia Dourada) e com território desmembrado do respectivo distrito. Sua instalação aconteceu em 1º de janeiro de 1954.
Foi elevado a município da Comarca de Presidente Venceslau, com sede na vila de igual nome (ex Areia Dourada) e com território desmembrado do respectivo distrito. Sua instalação aconteceu em 1º de janeiro de 1954.
Como município ficou constituído de um único distrito: o de Marabá Paulista, que pertence a 102ª Zona Eleitoral.
A origem do nome "Marabá" é desconhecida. Mas segundo o Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa de Aurélio Buarque de Holanda, a palavra significa "mestiço de francês com índio" ou "filho de índio com branco".

Construções  
As primeiras construções na cidade eram simples e de madeira. Algumas, as mais resistentes ainda podem ser vistas até hoje na cidade, como o prédio da antiga prefeitura, situado na Rua Arcanjo Miguel Pero e o prédio antigo na avenida Álvaro Antunes Coelho.

   


Atualmente, a cidade possui a maioria das casas construídas em alvenaria.
Existem poucascasas de madeira em Marabá, maso índice de construções é baixo, devido à carência financeira da população. As principais vias públicas são a avenida Álvaro AntunesCoelho, rua Cafelândia, rua Arcanjo Miguel Pero, rua Coronel José Marcondes, rua Manoel Pereira Goulart e rua José Teodoro.

Visitas Ilustres


   
Visitaram o Marabá Paulista na época em que foram governadores do Estado de São Paulo o governador Mário Covas, Orestes Quércia, Paulo Maluf, Egídio Martins (que fez um grande comício), a deputada Bia Pardi, que veio atender um pedido da escola local para palestrar sobre o plebiscito parlamentarismo e presidencialismo. Também esteve na cidade fazendo comício os deputados Paulo Lima e Mauro Bragato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário